Pré-natal Odontológico

Hoje foi um dia inspirador no trabalho. Coincidentemente, atendi a quatro crianças que iam ganhar um irmãozinho e perguntei só por curiosidade se as mamães estavam fazendo o pré-natal odontológico.  A reação de dúvida foi a mesma: o que é isso? Pré-natal odontológico? Nunca ouvi falar!

ImagemO momento da gestação  é muito especial, onde a mulher se cerca de cuidados para se manter saudável durante os nove meses que antecedem à chegada do bebê. E por isso, a saúde bucal também merece atenção neste período.

Então vamos esclarecer algumas questões:

O que é o pré-natal odontológico?

O pré-natal odontológico inclui o tratamento da gestante e as orientações sobre os cuidados que a mamãe deve ter com a sua saúde oral para que seu filho também nasça com saúde.

Bons hábitos de higiene bucal e alimentação na gestante são essenciais.

Então, nesta consulta o dentista estabelece o diagnóstico e o plano de tratamento para mãe, realizando as instruções necessárias para uma boa saúde bucal de ambos.

E grávida pode ir ao dentista?

Não só pode, como deve realizar um check-up odontológico.

Procurar um dentista logo no início da gestação previne surpresas indesejaveis, pois faz com que a futura mamãe possa ter conhecimento de como anda sua saúde bucal e tire todas as suas dúvidas.

Se necessário algum tratamento, o dentista vai orientá-la quanto à melhor ocasião para realizá-lo. Ou seja: o que pode ou não ser feito a cada trimestre da gestação.

Além disso, na consulta, irão conversar sobre:

Hábitos alimentares e prevenção de cáries: uma vez que tais hábitos mudam muito durante o período.

Cuidados com a higienização dos dentes: a fim de evitar a inflamação das gengivas e, consequentemente, problemas para o bebê.

Saúde bucal do bebê: cuidados na higienização oral do recém-nascido, a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança, a importância dos dentes de leite, as indicações e o uso correto da chupeta e da mamadeira e muito mais.

– Mitos e verdades:

  • Nesta fase gestacional, a mulher se alimenta em intervalos mais curtos e mais vezes durante o dia. Desta forma, a escovação também deve ser mais frequente, assim como redobrada a atenção no uso do fio dental. Também é valido o cuidado na escolha de alimentos que causam menos cáries, evitando os doces.

Então, não é verdade que a gravidez  provoca cáries e faz as “obturações caírem”?

  • A alteração hormonal do período de gravidez não leva à inflamação mas agrava problemas preexistentes,  como gengivites em grávidas com uma higienização inadequada (inflamação das gengivas, que podem levar a sangramentos).

Então, não é normal a gengiva sangrar durante a gravidez? Não. Se ocorrerem sangramentos genginais, alguma inflamação deve estar presente.  Procure um dentista.

  • Grávida pode receber tratamento odontológico sim. O importante é encontrar um profissional de confiança para orientá-la sobre a real necessidade e a época ideal para a intervenção.
  • Os dentes não ficam fracos por causa da gravidez. Muitas pessoas, erroneamente , acham que a mãe perde cálcio dos seus próprios dentes para doar ao bebê em desenvolvimento. Isso é um mito e não é verdade.
  • Uma dieta balanceada, rica em fosforo, cálcio e vitaminas A, C e D, além de nutrir o bebê, assegura-lhe o desenvolvimento de uma boa estrutura dental.
  • A formação dos dentes do bebê começa ainda na gestação. Desta forma, condições desfavoráveis durante a gestação como infecções, carências nutricionais e uso de medicamentos inadequados podem acarretar problemas nos dentes em sua fase de formação embrionária e mineralização.

Então, queridas mamães, lembrem-se de que quando o bebê chegar, seu sorriso tem de estar lindo e saudável. Eis a chave para a alegria a cada dia!!

E não deixe de entrar no link odontologia para bebês e a importância do aleitamento materno para os dentes do bebê

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s