Meu filho chora para escovar os dentes!!!

choro

Nas crianças entre nove meses e três anos, quando o assunto é escovação dos dentes, escuto diariamente dos pais:

– Escovar os dentes lá em casa é uma luta!

– Ele não me ajuda, dá birra toda noite para escovar os dentes!

– Impossível passar o fio dental, meu filho não deixa!

– Ninguém pode ajudar. Ele só quer fazer sozinho…

Papai e mamãe, se isso ocorre nas suas casas, saibam que vocês não estão sozinhos. Se vocês digitarem no Google “choro durante escovação”, conhecerão milhares de relatos de pais que passam por isso em casa. E este é um relato quase unânime de mães  de crianças entre nove meses e três anos, que chegam no consultório. E todos me perguntam se isso é normal. “- Será que esta doendo?” “- Tenho medo de que ele fique traumatizado e acabo nao inssitindo muito pra escovar!”

Nesta fase da vida da criança, este tipo de comportamento é normal sim!

Isto ocorre porque na fase oral de desenvolvimento da criança, a manipulação da boca é identificada como sendo uma atitude de invasão desagradável. Desta forma o bebê cria uma imagem negativa da higiene oral. Mas isso pode mudar e se transformar em um momento de carinho e alegria sem traumas.

Algumas dicas podem ajudá-los:

  • Trate o momento da higiene oral com paciência e diversão: de forma lúdica, deixe a criaça fazer em você e depois faça nela. Se tiver irmão, use e abuse da imitação. Utilize instrumentos coloridos, musiquinhas, invente historinhas, cultive a alegria e o carinho.
  • Comece a manipular a boquinha do bebê antes do nascimento do primeiro dentinho. Desta forma, ele vai se acostumando com a manipulação da cavidade oral desde cedo.
  • Escove os seus dentes e use o fio dental na presença da criança, pois o exemplo é a melhor forma de ensino.
  • Creme dental é dispensável. A limpeza mais eficaz é física, ou seja, através do contato da escova e fio dental com os dentes. O creme dental é um acessório a ser usado somente para motivação. Deve ter sabor agradável e ser usado em pequenas quantidades. Até os três anos, deve-se usar creme dental sem flúor apenas.
  • Use escova macia, adequada à idade, com cuidado para não machucar lábios e mucosa (por isso, preferir as de cabeça emborrachada). E deixe ela brincar um pouco com a escova sozinha.
  • Se houver muita resistência da criança, aproveite o horário do banho para realizar a higiene oral. Geralmente é um momento que os bebês estao mais relaxados brincando com a água e assim já vão entendendo que é a hora de limpar todas as partes do corpo.
  • Não desista!!! Esta é uma fase que vai passar. Render-se ao choro pode piorar as coisas. Lembre-se que escovar os dentes não dói e que é um bem que você está fazendo ao seu filho. Ele ainda não entende a importância desta rotina. Imagine se ele tiver uma cárie porque você não escovou? Não seria muito pior vê-lo chorando por dor em um dentinho?!

Pensem nisso: é só uma escovação de dentes e é uma tarefa que nesta fase é responsabilidade dos pais. E apesar de muitos pais acharem que não, tem um montão de criança por aí que adora escovar os dentes e ir ao dentista. Seu filho pode ser um deles! Paciência e persistência – e contem sempre com a ajuda do odontopediatra para esta transformação no comportamento.

Visite o link : como limpar os primeiros dentinhos , odontologia para bebês e dicas e dúvidas sobre a primeira consulta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s