O que fazer se seu filho sofrer um traumatismo dentário

escalando estante

Basta um pequeno descuido e lá estão eles, subindo nas cadeiras pra olhar a janela, pulando no sofá, arrumando um jeito de escalar o armário… Em segundos, conseguem escapar do olhar vigilante dos adultos e aprontar alguma estrepolia que lhes põe em risco.

A consequência óbvia dessa característica do comportamento infantil é que elas se machucam apesar dos cuidados e do olhar vigilante dos adultos.  Muitas vezes, felizmente, tudo não passa de um susto.

Desta forma é importantissimos que os pais e os cuidadores saibam que atitude tomar no momento de um trauma bucal, afim de diminuir o dano ou até mesmo salvar o dente.

Quando a criança sofre uma queda ou leva uma bolada na boca podem ocorrer variadas lesões, tanto nos tecidos duros (dentes e osso) quanto nos lábios, língua e bochecha. E cada qual requer um tratamento e acompanhamento distinto.

O que fazer no momento do trauma?

Manter a calma pra conseguir ajudar a criança

Procure entrar em contato com o dentista dela imediatamente (uma  orientação do profissional mesmo que por telefone é super válida)

Procure estancar o sangramento com gaze, lenço ou um tecido limpo (para ver de onde está vindo o sangramento)

Coloque gelo (se nao conseguir ofereça sorvete ou picolé)

E se o dente ficou um pouco mole ou saiu da posição?

Um rx é importante para confirmar o diagnóstico, mas pode ter ocorrido alguma fratura radicular, ou o dente pode ter se deslocado. Neste caso precisa ser reposicionado e as vezes imobilizado o quanto antes, para que melhor seja o prognóstico.

Se ocorrer uma avulsão dental ( quando o dente sai totalmente com raiz e tudo) :

se for o dente permanente : ele deve ser reimplantado (recolocado no local) na mesma hora, caso não consiga, acondicionar o dente em soro fisiologico, leite ou saliva e levar o mais rápido possível para o dentista.

Se for o dente de leite: normalmente não indicamos reimplante pois o insucesso é grande. Nos dois casos o mais importante é o pronto atendimento odontológico.

E se o dente quebrou?

Se ocorreu a fratura de parte do dente, procure o fragmento, coloque no soro,leite ou saliva e leve ao dentista. Muitas vezes é possível realizar a colagem do fragmento e recuperar a estética do dentinho.

Se não achou o dente ou o pedaço dele, ele pode ter intruído (entrado total ou parciamente no osso alveolar). Deve ser realizado um rx para que o dentista determine o tratamento.

Atenção!! As maiores complicações devido a traumas, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e controle realizados no consultório pelo profissional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s