Depois que o susto passou… Precisa haver acompanhamento pós-traumatismo dentário?

 cara triste

Podem acontecer complicações dentarias decorrentes do incidente anos após o trauma. Desta forma, o acompanhamento com o odontopediatra através de exames clínicos e radiografias é importantíssimo. O protocolo de controle a ser seguido é: monitoramento pelo período de no mínimo 1 ano e 6 meses para os dentes de leite e de 5 anos para os dentes permanentes.

O dente de leite tem raiz. Nela, passam nervos e vasos sanguineos. O trauma pode acarretar consequências para esta região, como hematomas, inflamações ou até necrose.

O dente permanente inicia sua formação ainda na gestação e será formado muito próximo desta raiz do dente de leite. Assim, existe o risco de haver alguma sequela no dente permanente dependendo do tipo de trauma sofrido, principalmente se este dente em formação ainda não estiver bem mineralizado na fase que ocorrer o trauma.

 Quando ocorre trauma, o dente pode mudar de cor. Isso não é uma regra. E se por acaso ele escurecer, pode ser transitoriamente. E nem sempre quando ele escurece e permanece acinzentado, quer dizer que requer tratamento.

 Quando os pais forem ajudar no momento da escovação, devem ficar atentos em observar a região gengival próxima ao dente que sofreu trauma, se está avermelhada ou com algum edema.

 Não subestimar as  “batidinhas” nos dentes de leite, um pequeno sangramento ou trincas no esmalte merecem atenção!

 Caberá ao profissional avaliar se haverá indicação de algum tratamento ou apenas continuidade do controle periódico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s