Tratamento de canal em dente de leite?!

criança com duvida

Hein? Como assim? É um dente de leite e vai fazer canal?

A interrogação estampada no rosto dos pais quando aviso que o filho vai precisar de um tratamento de canal, é fato! A surpresa, certamente se deve a idéia de que dente de leite não tem raiz, e vai logo cair e ser trocado. Desta forma não faz sentido realizar um tratamento de canal em criança, ainda mais quando os adultos tem em mente que tratamento de canal é algo bem complexo e doloroso para submeter os pequenos.

ImagemEntão vamos esclarecer!!

Dente de leite tem raiz?

Sim! Como já comentei em posts anteriores, a anatomia do dente de leite é bem parecida com a do dente permanente. O dente de leite é formado por uma porção coronária (parte branca que enxergamos no sorriso e chamamos de coroa) e uma porção radicular ( que fica abaixo da gengiva, ou seja, a raiz do dente).

A camada externa deste dente chamamos de esmalte que é o tecido mais duro do corpo humano (isso mesmo!); logo abaixo do esmalte fica a dentina que é responsável pela cor do dente; e dentro a polpa – composta de nervo e vaso sanguíneo.

Imagem

Dependendo do dente podem haver de uma a quarto raizes – ex : incisivos (dentes anteriores tem uma raiz), os molares superiores ( tem 3 raizes)

O que gera a impressão de que o dente de leite (decíduo) não tem raiz, é porque quando ele amolece e cai, só resta a coroa mesmo.

O processo de exfoliação – a troca dos deciduos por dentes permanentes – envolve a reabsorção da raiz do dente de leite para que ele fique com mobilidade e o dente permanente erupcione naquele local.

E o que é canal do dente?

Internamente á raiz do dente, existe um conduto, onde fica alojada a polpa.  Que é popularmente chamado de canal. Mas o nome verdadeiro para o tratamento de canal é tratamento endodôntico – tratamento da parte interna dos dentes.

Quais os motivos que levam necessidade do tratamento de canal?

Uma inflamação nesta região da polpa dentaria.

Esta pode ser causada por :

–       Uma carie bem profunda, que levou bactérias a esta região (e só uma restauraçao não vai resolver)

–        Por um trauma (fratura dentária por causa de uma queda que expôs a polpa, ou necrose dentária – pelo rompimento da vascularização sanguinea no momento do trauma, e o dente sem ter nutrição e irrigação acaba necrosando, ficando sem vitalidade).

Um dos sinais é o aparecimento de uma fístula na região gengival próxima ao dente. Em alguns casos : edema facial e gingival. E se o processo inflamatório estiver agudo : dor.

E porque é necessário realizar o tratamento de canal no dente de leite ?

Fica dificil para os pais entenderem qual o real motivo de se tratar um dente que vai trocar!

Primeiramente porque esta infecção pode gerar dor, e ninguem quer ver o filho com dor de dente né!

Outro motivo é que em íntimo contato com esta porção radicular do dente de leite está o dente permanente, que iniciou sua formação ainda na gestação. Ao longo da infância, este vai se desenvolvendo. E um abcesso nesta região pode atrapalhar o ciclo normal de formação deste dente permanente.

E porque não extrai logo?

A importância dos dentes de leite  tem que ser ressaltada.

O tratamento de canal tem, como principal objetivo, preservar o dente de leite para que ele possa cair e ser substituído sim, mas na época certa.

São os dentinhos de leite que, digamos, “guardam os lugares” dos permanentes e avisam pra eles: “É por aqui, pode vir!”. Se o decíduo não estiver lá porque se resolveu arrancar antes da hora, o permanente, coitado, perdeu o lugar na fila! Principalmente se a criança perder este dente cedo e ele for demorar anos para erupcionar. Então, os pais devem estar cientes de que esta não é a melhor conduta e que um tratamento ortodôntico preventivo será necessário para manter o espaço do dente que foi perdido.

dente de leite precoce

Fig: Consequências da perda precoce do dente de leite

No que conciste o tratamento de canal?

O tratamento endodôntico (canal), nada mais é que a remoção desta polpa inflamada e infectada, limpeza deste conduto, e preenchimento com um material – que deixará o canal sem bacterias. Este material será reabsorvido naturalmente junto com a raiz no tempo certo da troca deste dente.

Os detalhes de como será realizado, devem ser esclarecidos pessoalmente pelo odontopediatra, o que facilita aos pais a vizualização em macromodelos de como se dá o procedimento. E de como ele sera conduzido de acordo com a idade e maturidade da criança.

E por incrível que pareça é comum as crianças acabarem adormecendo durante o tratamento.

Confie no dentista! Deixe que o odontopediatra tem um jeitinho todo especial de explicar o que vai acontecer para os pequenos. Pode ter a certeza de que, tanto quanto você, ele está pensando naquilo que é melhor para a criança!

Anúncios

3 comentários em “Tratamento de canal em dente de leite?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s