Medicamentos mancham os dentes?

medicamento

Quando alguns pais chegam no consultório já afirmando: _ Essa mancha no dente do meu filho é porque ele tomou muito antibiótico.; ou , – Parei de dar o a medicação com ferro que o pediatra pediu porque escurece os dentes….

Fica claro o quanto este tema ainda é cheio de mitos….

As manchas nos dentes podem acontecer por diversos motivos. E só um exame clinico criterioso pelo profissional pode esclarecer as dúvidas dos pais e estabelecer um diagnóstico.

As pigmentações dentárias podem ser divididas em : alterações de cor extrínsecas ( causada por deposição de substâncias e corantes na superfície do dente) ou intrínsecas  (que ocorrem durante a formação do dente, estas são alterações no desenvolvimento dentário que afetam a estrutura esmalte/dentina).

Estas alterações de cor podem ser localizadas ou generalizadas, permanentes ou transitórias.

Hoje vamos falar das manchas extrínsecas, que apesar de mais superficiais, não saem facilmente com a escovação quando já estão estabelecidas, mas uma boa escovação diária evita que elas apareçam.

Causas mais frequentes:

  • Ingestão excessiva de alimentos de pigmentação escura. (ex: refrigerantes, chocolates e biscoitos). O suco de uva, que é o preferido das crianças, pode sim , e causam com frequência manchas localizadas nos dentes superiores anteriores. Então o legal é variar a alimentação  evitando aqueles com corantes artificial e escovar os dentes logo após.
  • Resultante da ingestão de ferro temporariamente pela criança (ou medicação com polivitamínicos que apresentem o sulfato ferroso).Os estudos comprovaram que o fluxo salivar do paciente que usa a medicação com sulfato ferroso, apresenta alta concentração de ferro e este pode se impregnar na placa bacteriana causando os pigmentos escurecidos.
  • Presença de bactérias cromogênicas, que deixam a parte interna dos dentes com coloração enegrecida. Não existe ainda um fator claro causador dessa alteração, mas sabe-se que o pigmento é e uma resultante da interação entre bactérias e a saliva. Não há também um remédio para fazer com que ela desapareça. Estudos relacionam os pacientes que apresentam esta bacteria salivar com a presença de um menor índice de cárie.

Mas o que tem que ficar claro para os pais é que, se a escovação estiver sendo bem feita sempre , garantindo a remoção da placa bacteriana,  os pigmentos não irão se acumular tão facilmente. E se ocorrer a pigmentação ela pode ser removida com uma profilaxia odontológia (sugere-se realizar a limpeza no dentista de 3/3 meses quando estiver fazendo o uso da medicação  ou apresentar bactérias cromogênicas , para que não ocorra comprometimento estético)

Obs: Outro ponto importante é que a medicação jamais deve ser interrompida por conta própria, se o pediatra prescreveu o sulfato ferroso para seu filho, existe uma razão de ser. E se o ponto adverso da medicação for somente a pigmentação dentaria, fique tranquilo que ela é transitória e removível.

E o antibiótico?  click no link

Anúncios

3 comentários sobre “Medicamentos mancham os dentes?

  1. Minha filha esta com os dentinhos da frente bem manchados, e segundo a dentista é por causa do sulfato ferroso que ela tomou a um tempo. A partir de quantos anos uma criança pode fazer uma limpeza odontológica que removesse essas manchas?

    1. Olá Gabriela! Se for um manchamento por sulfato ferroso realmente. Com um polimento, as manchas podem ser removidas. E este polimento pode ser feito em qualquer idade. A primeira profilaxia ( limpeza odontologica da criança) pode ser realizada quando ela apresentar os primeiros dentinhos. Normalmente entre 6 meses ou um ano de vida.
      Abraços Valquiria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s