Hábitos de Sucção

chupando pé

No  primeiro ano de vida, a boca é a região mais importante do corpo, e a sucção uma resposta natural própria dos bebês. Registros ultrassonográficos podem mostrar que até mesmo na vida intra- uterina alguns  bebês são flagrados chupando o dedinho

.Imagem

Essa necessidade fisiológica de sucção do bebê tem como função básica a alimentação, visando a ingestão do leite materno. Mas além de garantir a sobrevivência  a sucção também promove a liberação de endorfina, um hormônio que produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê.

Imagem

Uma vez sendo possível ser respeitada a livre demanda, e o bebê podendo mamar sempre que desejar, a amamentação será suficiente sim para satisfazer o desejo básico de sucção, desde que ele esteja mamando exclusivamente no peito.

Imagem

É importante enfatizar que a sucção do bebê ao seio materno é completamente diferente e infinitamente mais benéfica do que  sugar o bico de uma mamadeira ou chupeta.

ImagemImagem

O porquê desta afirmativa  está no Link: a importância da amamentação

A sucção sem fins alimentares (de nutrição), que chamamos de hábitos de sucção não nutritivos podem acarretar diversas alterações nas estruturas bucais.

O uso prolongado de mamadeiras também, mas como a sucção tem curta duração, os danos tendem a ser menores.

De qualquer forma os pais e o odontopediatra devem se atentar em alguns parâmetros que são importantes, afim de perceber o potencial de ônus no desenvolvimento facial da criança apartir seu padrão de sucção:

Duração: (período de atividade) a criança suga por muito tempo?

Frequência: número de vezes por dia

Intensidade: (grau de atividade dos músculos envolvidos ) é visível o esforço muscular no momento da sucçõao? Faz barulho? Há projeção e retrusão lingual?

Posição : (da chupeta ou do dedo na boca) Frontal? Lateral? Quando suga o polegar o restante da mão fica virado pra cima ou pra baixo?

Imagem Imagem Imagem

Idade : (início e término do hábito) O hábito persiste depois dos 3 anos?

Padrão de crescimento da criança: perfil reto, tendências hereditárias de perfil oclusal

Grau de tonicidade da musculatura bucofacial: selamento labial presente, respiração nasal ou bucal, dorme de boca aberta?

Imagem

Anúncios

3 comentários em “Hábitos de Sucção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s