A hora de largar a chupeta

Imagem

O efeito calmante da chupeta e sua função de “muleta emocional” para as crianças, deixa muitos pais receosos na intervenção deste hábito.

Cada criança tem seu momento. Às vezes a chupeta também ajuda a criança a aliviar o estresse ou a se adaptar a situações novas e desafiadoras, como começar a ir à creche ou escolinha. Então devemos respeitar a necessidade de sucção de cada um e o momento que ele está vivendo.

No entanto, uma hora a criança precisa parar de chupar chupeta, pois isso pode comprometer seu desenvolvimento. Estudos nos mostram, que o ideal é que seja até os 3 anos. E é neste momento que os pais não sabem o que fazer para conseguir acalmar o pequeno sem o pacificador, que, aliás, é a tradução literal do nome da chupeta na língua inglesa.

A medida que a criança vai crescendo é imporatante que os pais estimulem atitudes com um pouquinho mais de independência, tarefas que ele consiga cumprir, para que a auto confiança aflore. Pois quando a criança se sente segura o processo é gradativo e mais natural.

Um ponto importantíssimo é o dialogo entre você e seu filho desde sempre. Nunca subestime a capacidade da criança em entender o que você irá explicar. Conversem com frequência sobre a chupeta, peça que ele te conte porque ele gosta, ou na hora que ele pedir pergunte porque ele quer a chupeta agora… E assim os pais acabam descobrindo os “reais motivos da sucção”(ex: fome, medo, sono, tédio, timidez, insegurança) Aí, fica mais fácil driblar estes momentos.

O processo de retirada da chupeta tem que ser iniciado pela mente dos pais.  E isso só acontece com informação. Pais bem informados e orientados se sentirão mais seguros. Peça ajuda ao pediatra, odontopediatra, psicólogo e pedagogo. Leia sobre o tema, e tenha claro os prós e os contras da chupeta.

Imagem

Os pais precisam estar convencidos de que essa é a melhor decisão para seus filhos naquele momento (se nao estiverem convencidos disso é melhor nem começar o processo), pois depois de iniciado, não devem voltar atrás com os apelos das crianças.

Cuidado para nao supervalorizar uma situação exagerando na preocupação. É apenas mais uma fase que vai passar pela adaptação e depois, vida que segue. Tudo que seu filho precisa neste momento é de amor, carinho, e muita atenção para se sentir seguro.

Aí vão algumas dicas:

  • Tente desvincular as ações divertidas das crianças ao uso da chupeta. “Se estiverem brincando, não há necessidade de usar a chupeta.
  • Converse com seu filho, da maneira mais clara e tranquila possível, sobre como é preciso largar a chupeta e explique os prejuízos que ele terá com esse hábito. (procure fotos na internet para mostrar, leia pra ele livrinhos sobre o tema)
  • Reforce a idéia de que crianças mais velhas não usam chupeta — elas adoram se sentir mais crescidas.
  • Converse com outros pais para saber que estratégias eles usaram
  • Há quem faça, por exemplo, um furinho na chupeta, prejudicando a sucção, e diga ao filho que a chupeta “estragou”. A chupeta furada fica menos prazeirosa, e as vezes perde a graça.
  • mude um pouco a rotina do dormir : anuncie uma mudança (um bichinho novo, a mudança de berço para cama, um novo hábito, de ouvir música ou contar histórias de um livro, por exemplo), e explique que na nova rotina — de criança grande — não há espaço para a chupeta. O entusiasmo com a novidade pode ajudar.
  • Se a criança está conversando com a chupeta na boca, diga que você nao está entendendo, e pessa para ela tirar para ser mais clara.  Até porque seu filho está aprendendo a falar, e fazer isso com uma chupeta na boca pode atrapalhar o processo, alterando o modo como os sons são pronunciados e forçando a língua a descansar numa posição pouco natural.
  • Para encorajar seu filho, elogie quando ele conseguir ficar sem a chupeta.
  • Você também pode controlar o uso da chupeta, e deixar que ele a use só à noite ou na hora do cochilo. E procure não oferecer a chupeta. Se ele não pedir, não dê! Para que assim, a criança vá se condicionando.
  • Identifique os sinais de que seu filho está pronto para largar a chupeta e aproveite o momento. Para ajuda-lo e incentive-lo.

Seja muito presente na vida do seu pequeno para acompanhar esse processo com paciência e firmeza.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s