Restauração Atraumática

Imagem

 

Na intenção de esclarecer algumas dúvidas de pais no consultório, a respeito de restauração nos dentes cariados, resolvi escrever este texto . Vou falar sobre uma das técnicas restauradoras que podemos lançar mão na odontopediatria

 

 

Técnica do ART

 

O Tratamento Restaurador Atraumático chamado de ART, surgiu como alternativa para o controle da doença cárie. E um tratamento restaurador definitivo que se baseia na mínima intervenção. Pois, combina procedimentos preventivos e restauradores.

 O método preconiza que o tratamento de uma lesão cariosa cavitada (de rasa a média) seja feito da seguinte forma: remoção de tecido cariado, amolecido e infectado com auxilio de instrumentos manuais, preenchimento da cavidade com um material chamado C.I.V (que libera flúor)  e isso sob isolamento relativo do campo operatório.

Além deste protocolo, o paciente deve receber orientação completa e individualizada sobre hábitos de dieta higiene. E mesmo após a finalização do tratamento, é necessário que seja dada continuidade aos programas preventivos e de educação em saúde para que os fatores etiológicos da doença sejam controlados.

A relativa simplicidade da técnica, permite o controle da ansiedade em alguns pacientes. Uma vez que, ausência do barulho referente ao motor ( usado na restauração convencional) contribui para um atendimento com menor grau de desconforto, o que favorece a um bom comportamento do paciente durante a realização dos procedimentos clínicos.

Porém, não pode ser utilizada em todos os tipos de cárie: dentes com doença mais avançada, que atinge profundamente a dentina ou a polpa (região onde passam os nervos e vasos sangüíneos do dente) não respondem positivamente ao tratamento e devem ser tratados da maneira convencional.

Desta forma, sobre o ART, podemos concluir que estamos diante de um cenário cientifico positivo, pois os resultados dos últimos estudos sobre o tema afirmam que é possível promover a saúde bucal de maneira simples e eficaz quando bem indicado.

Lembrando que, em termos de cárie, o melhor tratamento é a prevenção: uma boa higiene bucal, com escovações freqüentes e feitas com técnica adequada, visitas regulares ao dentista e redução no consumo de açúcar, guloseimas e biscoitos garantem um sorriso saudável.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s