Acabou de apontar o dente permanente e ele parece estar tão amarelo!

Qual é a causa de alguns dentes permanentes nascerem amarelos? O uso de antibióticos pode ser um dos fatores? Há como corrigir?

odontopediatria 4
Tento explicar para os pais que os dentes permanentes sempre são mais amarelos que os de leite. Isto se deve às características anatômicas do dente,e da quantidade de esmalte e dentina.
E é principalmente, na fase de dentição mista, que é quando a criança apresenta dentes de leite e permanentes ao mesmo tempo na boca, temos a tendência de vê-los mais amarelos, pois iremos compará-los com os de leite.
Além de que o dente permanente jovem, ainda sofrerá uma maturação pós eruptiva, que pode alterar um pouco a coloração do elemento um tempo após sua erupção.

O uso especifico do antibiótico tetraciclina, na fase de calcificação – que vai do quarto mês de vida intra-uterina até os 6 anos de idade da criança –, causa manchas de difícil tratamento nos dentes. Mas como esta é uma informação bem consolidada, os profissionais de saúde não prescrevem esta medicação nesta fase.
Saiba mais sobre manchamento dos dentes em: Antibióticos prejudicam dentes? Medicamentos mancham os dentes?

Anúncios

3 comentários sobre “Acabou de apontar o dente permanente e ele parece estar tão amarelo!

  1. Olá, gostaria que me orientasse, minha filha tem 6 anos e tiramos o primeiro dente de leite a dois meses atrás, só que esse dente está nascendo com uma mancha amarela no centro, bem no meio do dentinho, gostaria de saber o que faço e se os outros dentes tbem nascerão assim… Não sei o que fazer, levei a dentista, ela me falou que tem que fazer exfoliação pra amenizar… tenho medo de que ela tenha que ficar com o dente amarelo pro resto da vida.

    1. Olá!
      Conforme explico no artigo do blog, os dentes permanentes sempre serão mais amarelados que os dentinhos de leite. E não, antibiótico não deixa os dentes amarelos. É só um mito.
      Mas pelo que vc está me dizendo parece que o dente nasceu com uma mancha é isso?
      Ela teve história de trauma? De ter batido o dentinho de leite?
      Alguns dentes permanentes podem nascer com hipoplasias( manchamento de esmalte) isso nao significa que todos os dentes permanentes terão hipoplasias. A mancha pode ocorrer em um dentinho isolado. E tem como tratar e melhorar a estética. Mas normalmente peço para esperarmos o dente ficar com o esmalte mais maduro. Para aí sim realizarmos tratamento estético em um esmalte bem mineralizado pois assim a coloração também estará mais estável.
      Espero ter conseguido te orientar.
      Mas ninguém melhor que um odontopediatra de sua confiança para te explicar durante o exame clínico de sua pequena as possibilidades de tratamento para as manchinhas.
      No artigo do blog sobre manchas nos dentes, fala um pouquinho sobre a hipoplasia.
      É uma dúvida freqüente das mães. Logo escreverei um post mais detalhado sobre este assunto e colocarei fotos.
      Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s