Arquivo da tag: pigmentação dos dentes

Medicamentos mancham os dentes?

medicamento

Quando alguns pais chegam no consultório já afirmando: _ Essa mancha no dente do meu filho é porque ele tomou muito antibiótico.; ou , – Parei de dar o a medicação com ferro que o pediatra pediu porque escurece os dentes….

Fica claro o quanto este tema ainda é cheio de mitos….

As manchas nos dentes podem acontecer por diversos motivos. E só um exame clinico criterioso pelo profissional pode esclarecer as dúvidas dos pais e estabelecer um diagnóstico.

As pigmentações dentárias podem ser divididas em : alterações de cor extrínsecas ( causada por deposição de substâncias e corantes na superfície do dente) ou intrínsecas  (que ocorrem durante a formação do dente, estas são alterações no desenvolvimento dentário que afetam a estrutura esmalte/dentina).

Estas alterações de cor podem ser localizadas ou generalizadas, permanentes ou transitórias.

Hoje vamos falar das manchas extrínsecas, que apesar de mais superficiais, não saem facilmente com a escovação quando já estão estabelecidas, mas uma boa escovação diária evita que elas apareçam.

Causas mais frequentes:

  • Ingestão excessiva de alimentos de pigmentação escura. (ex: refrigerantes, chocolates e biscoitos). O suco de uva, que é o preferido das crianças, pode sim , e causam com frequência manchas localizadas nos dentes superiores anteriores. Então o legal é variar a alimentação  evitando aqueles com corantes artificial e escovar os dentes logo após.
  • Resultante da ingestão de ferro temporariamente pela criança (ou medicação com polivitamínicos que apresentem o sulfato ferroso).Os estudos comprovaram que o fluxo salivar do paciente que usa a medicação com sulfato ferroso, apresenta alta concentração de ferro e este pode se impregnar na placa bacteriana causando os pigmentos escurecidos.
  • Presença de bactérias cromogênicas, que deixam a parte interna dos dentes com coloração enegrecida. Não existe ainda um fator claro causador dessa alteração, mas sabe-se que o pigmento é e uma resultante da interação entre bactérias e a saliva. Não há também um remédio para fazer com que ela desapareça. Estudos relacionam os pacientes que apresentam esta bacteria salivar com a presença de um menor índice de cárie.

Mas o que tem que ficar claro para os pais é que, se a escovação estiver sendo bem feita sempre , garantindo a remoção da placa bacteriana,  os pigmentos não irão se acumular tão facilmente. E se ocorrer a pigmentação ela pode ser removida com uma profilaxia odontológia (sugere-se realizar a limpeza no dentista de 3/3 meses quando estiver fazendo o uso da medicação  ou apresentar bactérias cromogênicas , para que não ocorra comprometimento estético)

Obs: Outro ponto importante é que a medicação jamais deve ser interrompida por conta própria, se o pediatra prescreveu o sulfato ferroso para seu filho, existe uma razão de ser. E se o ponto adverso da medicação for somente a pigmentação dentaria, fique tranquilo que ela é transitória e removível.

E o antibiótico?  click no link